Influências espanholas e portuguesas pontuam a nova carta do restaurante Astória, que estará disponível até ao fim do verão.

O tempo quente pede propostas mais ligeiras e, como tal, o restaurante Astória, do hotel InterContinental Porto, apresenta uma nova carta, mais uma vez da autoria do chef Francisco Pico e disponível até ao final do verão, ao mesmo tempo que inaugura a esplanada.

No espaço exterior, de onde os clientes têm uma vista privilegiada para a Praça da Liberdade e para a Avenida dos Aliados, chegam agora às mesas tapas, petiscos tradicionais e saladas, a partir dos 6,50 euros.

Do mar, há sardinhas grelhadas em molho de tomate picante e azeitona galega, camarão tigre cozido e niçoise com atum fresco. Os amantes de carne têm à disposição favas com chouriço ibérico, peito de pato fumado e gema a baixa temperatura, prego de novilho e queijo de cabra em bolo do caco e sanduíche de presunto com queijo da serra em pão rústico.

Uma seleção de carnes frias e chouriços nacionais, pickles e tostas apresenta-se como uma boa sugestão para quem só quer petiscar, e para quem prefere algo sem carne e peixe sugerem-se as saladas de tomate e burrata, ou beterraba assada e queijo azul. À hora do almoço e do jantar, acrescem à carta da esplanada pratos de assinatura do chef como o linguado de mar, molho de manteiga, alcaparras e funcho ou o entrecôte maturado à Portuguesa.

Mousse de dois chocolates, panna cotta de iogurte grego e maracujá ou pudim abade de priscos com salada de citrinos e sorbet de limão são as sugestões para fechar a refeição.

Todos estes pratos podem ser acompanhados por um dos mais de 30 vinhos a copo, cocktails clássicos e de assinatura, aperitivos e licores.